quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Resposta ao PSD Viseu



Na sequência da publicação do pretérito dia 12, no jornal online Viseu Mais, onde de forma vexatória e atentatória dos mais elementares princípios que devem pautar o exercício da nobre actividade politica, não pode a Concelhia do CDS/PP de Viseu, deixar de tomar posição e tecer quanto à mesma, os seguintes considerandos:
Na publicação que ora se repudia, são proferidas expressões que de forma gratuita e totalmente injustificada, ofendem todos aqueles que contribuíram para a eleição do vereador do CDS/PP, Helder Amaral, que ao longo do tempo já deu provas que, representa de forma exemplar, o múnus de que foi investido.
Com efeito, a sua prática, já longa, do exercício de cargos políticos, não se compadece com a imputação que através do mesmo lhe é feita, de que o Sr. Vereador, “cria factos políticos em face do vazio de propostas credíveis”.
Esta imputação, desonrosa e ofensiva, e conforme o PSD bem sabe, não traduz a realidade que ao longo de um ano de exercício de mandato, tem caracterizado o CDS/PP em sede parlamentar.

Ao invés, a edilidade tem contado sempre com a estrita e empenhada colaboração do CDS/PP através do seu vereador e deputados municipais, para parabenizar as propostas e soluções que merecem o acolhimento do partido, (traduzidas pelas cerca de 90% de votações favoráveis), corrigindo o que merece ser corrigido, mas também criticando o que na óptica do CDS/PP, é merecedor de censura.
Lamentavelmente, a esta postura, da qual o CDS/PP não prescinde de adoptar, em prol do exercício responsável da cidadania e democracia, reage o PSD, com a invocada ausência de propostas.
De igual modo se repudiam as imputações falsas, gratuitas e ofensivas, que no comunicado são feitas ao CDS/PP e aos elementos da assembleia que o representam, de que estes se movimentam numa atitude de foguetório, e de “show-off”, através das redes sociais e da imprensa, mais referindo que o CDS/PP age como age, em prol do culto do ego e da arrogância. 
Tais expressões são ofensivas das estruturas do CDS/PP, e sobretudo dos seus elementos, maxime o Sr. Vereador e os deputados municipais do CDS/PP, e têm apenas como único escopo, achincalhar os visados, criando fracturas no relacionamento institucional entre os seus órgãos, obstruindo o exercício da democracia e as decisões e projectos que do debate de ideias e da procura de soluções poderão nascer para Viseu, em prol das suas gentes.
A Concelhia de Viseu, lamenta com veemência este incidente, e espera que doravante impere a elevação no discurso, a colaboração institucional, e que falando a uma só voz, ainda que em tons diferentes, os vários partidos que integram a Assembleia Municipal, criem uma base de respeito institucional e colaboração mútua, em prol do objectivo comum que os mandatou para ali estarem:
Fazer de Viseu, uma cidade melhor, da qual todos nós nos possamos orgulhar.
A democracia faz-se pela moderação do debate, elevação do discurso, pela proficuidade de ideias, pelo respeito pelo próximo, e pela união de esforços com vista a um mesmo resultado.
A concelhia de Viseu, está solidária com o Vereador Helder Amaral, os seus deputados municipais, principais visados pelo lamentável discurso do comunicado, e com todos aqueles que pessoal ou institucionalmente viram a sua missão melindrada.
Relembra ainda a Concelhia, a propósito do burburinho que se criou acerca da invocada defesa da honra pelo deputado Helder Amaral na última Assembleia, que o exercício da defesa da honra, deverá ser sempre utilizado e de modo livre, por todos aqueles que sentem que a mesma foi beliscada.       
A defesa da honra, legalmente prevista, não é mais do que um ato de democracia e de liberdade. Valores inatacáveis num estado de direito democrático.
A este propósito permitimo-nos invocar Winston Churchill:
“Nunca se renda, excepto às convicções de honra e bom senso”

Sem comentários:

Enviar um comentário