quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comunicado - Reuniões Camarárias

Segundo o Jornal de Notícias, de 13 de Outubro de 2013, à pergunta: “Vai manter as reuniões de Câmara à quinta-feira ou alterá-las para facilitar a vida aos dois vereadores do PS e CDS/PP que são deputados na Assembleia da República?” Almeida Henriques respondeu: “Quando as pessoas estão na vida pública têm de estar disponíveis sete dias por semana. Se a Câmara funcionou bem com reuniões à quinta-feira, porquê mudá-las?”.
Ora, o CDS-PP retira desta declaração alguns esclarecimentos quanto ao tipo de gestão marcado, essencialmente, pela falta de espírito democrático que o novo Presidente da CMV pretende imprimir no município. É sabido que o vereador do CDS-PP, eleito pelos viseenses, também é deputado na Assembleia da República, pelo que estas declarações de Almeida Henriques são reveladoras de uma vergonhosa desconsideração da importância do trabalho desenvolvido pelos deputados da região. A consideração que estas declarações revelam sobre o trabalho dos deputados são próprias de alguém que por tendo passado pelo mesmo cargo não entendeu a sua importância, não entendeu o valor do voto dos cidadãos, ou conseguiu ter uma actuação digna do cargo. Assim, desde a primeira hora fica claro, para todos os viseenses, que Almeida Henriques desconsidera os resultados do último acto eleitoral. 
O agora Presidente eleito que enquanto deputado e ex-governante sempre fez em Viseu a gestão da sua função acumulada na Assembleia Municipal em função da sua agenda oficial em Lisboa, (é bom lembrar que a Assembleia Municipal reunia ou às segundas ou às sextas), parece não querer agora aplicar aos demais eleitos o mesmo principio, revelador da sua hipocrisia politica quando afirma que está disponível para acolher as propostas da oposição. Ao contrário da nova gestão, o CDS-PP quer respeitar e cumprir os mandatos que os eleitores lhe atribuíram mas só o poderá fazer se o Executivo estiver disposto a respeitar o voto do eleitorado. 
Pedir como solução alternativa até que as mesmas tenham lugar por teleconferência, além do custo adicional no bolso de todos os contribuintes que esta decisão terá será igualmente questão que o Executivo não encarará e portanto, a decisão da presença nas reuniões camarárias do Vereador eleito do CDS está e estará nas mãos do Sr. Presidente Almeida Henriques. 
Que fique claro, desde já, que o CDS-PP não poderá deixar de reivindicar o lugar conquistado nas últimas eleições autárquicas e será oposição firme, responsável e interventiva que o concelho merece. O compromisso que assumimos será levado até 2017.
Se Hélder Amaral foi eleito pelos viseenses para ser vereador, também foi eleito pelos viseenses para representar Viseu na Assembleia da República. O CDS-PP lamenta e censura este tipo de atitudes e espera que a decisão seja repensada à luz do estatuto da oposição e do respeito pela expressão do eleitorado viseense no passado dia 29 de Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário