sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Viseu, Séc XXI, Cidade com melhor qualidade de vida

Esta semana, plena de actividade eleitoral, fomos confrontados com duas situações quase terceiro-mundistas que ocorrem no concelho de Viseu. Tendo em conta que “Viseu, cidade com melhor qualidade de vida” não se pode resumir a um mero slogan e na defesa de melhor qualidade de vida, para todos os habitantes deste concelho, fica a nossa leitura relativa ao que presenciamos. 
Segunda-Feira, dia 27 de Agosto, vários habitantes que deram pela presença da candidatura de Hélder Amaral, em Póvoa da Medronhosa, solicitaram que o próprio apreciasse in loco a situação deplorável e absolutamente lamentável em que se encontra o Rio Pavia naquela localidade.
Ao fim de duas décadas, e milhões de euros depois, o Rio Pavia continua a ser o mais grave problema ambiental do concelho. O CDS não pode deixar de repudiar vivamente esta situação e apela a que os responsáveis autárquicos concentrem esforços e recursos na procura da solução tão breve quanto possível deste "crime ambiental". 


Quarta-Feira, dia 28 de Agosto, a candidatura do CDS-PP, composta, entre outros, pelo candidato Autárquico Hélder Amaral, o Candidato à Assembleia Municipal Fernando Figueiredo e Laura Maria Albernaz candidata à junta de Freguesia de Abraveses, visitou Ribeira de Mide em Abraveses. Neste bairro degradado ou de “lata”, às portas da Cidade, junto a um dos principais acessos a Viseu, vivem oito famílias em condições próprias de um país de terceiro mundo. Em primeiro lugar lamentamos que, em pleno século XXI, 39 anos após o 25 de Abril, subsistam situações de miséria extrema no concelho de Viseu. Perante tal facto não podemos adoptar uma atitude passiva, tal situação não pode ter mais continuidade. As oito famílias que ali “sobrevivem” sem qualquer tipo de condições de salubridade, sendo a sua permanência naquele local um manifesto atentado à saúde pública, com a agravante de alguns habitantes terem dificuldades motoras ou outros tipos de deficiências, merecem outra atenção.
Esta situação, com o fechar de olhos dos diversos poderes locais, dura há anos e não poderá ter mais continuidade, num concelho que se quer impor pela sua qualidade de vida. Do contacto directo com a população é notória a sua preocupação e vontade em melhorar as suas condições de vida. Passados exactamente cinquenta anos sobre o motivador discurso de Martin Luther King Jr., sobre a igualdade entre seres humanos, estamos perante Viseenses que sabem que como os "outros, (são) de carne e osso" e que do poder local apenas esperam uma casa para morar, que sonham em ter água para se lavar, casas de banho, poder lavar a louça com água canalizada, um quarto com uma cama, em suma um lar digno.
Aproveitamos para recordar o actual executivo, bem como as candidaturas adversárias, que onde impera a degradação humana os valores que defendemos como sociedade, não podem existir. Configura-se de carácter urgente uma intervenção junto destas famílias. O nosso Compromisso é com TODOS os Viseenses, nesse sentido assumimos as nossas responsabilidades e acompanharemos estes casos de perto até à sua resolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário