quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Politica do (Vis)eu Primeiro!

A Candidatura do CDS-PP vem por este meio manifestar a sua perplexidade com, ao que parece, mais este desentendimento que grassa na candidatura autárquica do PSD, encabeçada por António Almeida Henriques. Se por um lado e apesar de ainda o não ter feito, o segundo da lista de Mota Faria, vindo, ironia do destino, de Tondela, João Cotta (presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, AIRV; presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu; presidente do Conselho Empresarial da Região de Viseu, CERV, etc.) pondera suspender os "seus mandatos", já o candidato António Almeida Henriques, também e ainda, Presidente da Assembleia Municipal de Viseu e figurante assíduo em tudo o que é iniciativa do município, não manifesta idêntica vontade.
Talvez por estar mais preocupado em fazer "queixinhas" à CNE e Direcção de Informação da RTP sobre a participação de Hélder Amaral em programas televisivos de debate político sobre política nacional quando o ajustado seria queixar-se de não ser escolhido pelo PSD em iguais circunstâncias. Alguma razão haverá! 
Exemplo disto foi o cenário da passada 4ª feira no Pavilhão da Feira de São Mateus com o candidato do Viseu Primeiro a moderar um debate na Expovis sobre a problemática da agricultura com a participação da CVRDão. A Expovis que anunciou desistir da realização da Agrobeira e a CVRDão que não parece ser capaz de promover a realização de pelo menos uma semana do Vinho do Dão na Feira de São Mateus dão assim palco a Almeida Henriques a coberto da qualidade de Presidente da AM, ele que nessa função em 20 anos não apresentou naquele fórum uma única proposta nestas áreas. Estamos conversados! 
A propósito e como ajuda de memória, recordar positivamente o entendimento de António Almeida Henriques, nas legislativas de 2009, que na mesma posição, em que agora se encontra João Cotta, de imediato optou por suspender o seu mandato como presidente do CEC e continuou a delegar no 1ª secretário da AM a representação institucional da mesma. Se a isto juntarmos o episódio triste, mas pelos vistos real, do convite oficial da Junta de Freguesia de Repeses para a apresentação da candidatura do PSD à União das Freguesias em que a mesma se inclui ou acrescentarmos mais alguns episódios do género, que agora não interessa escalpelizar, facilmente nos damos conta que o PSD local sobrevive graças à total confusão entre os meios do estado, os meios do partido e a promíscua relação de interesses em que entre eles se instalou. 
 Ora com a inclusão do "importado" João Cotta nas listas do PSD Viseu, note-se que não Tondela, tememos que a mesma confusão alastre, agora, para a vida associativa de carácter comercial, industrial e educativa do concelho e não só. 
Assim sendo e na defesa dos interesses de Viseu, dos Viseenses e, também, dos citados como cidadãos, não podemos mais ignorar este estilo de gestão promíscua e leviana. Em nome de uma vida democrática saudável e porque queremos Viseu sempre pela Positiva, não apenas em artigos de jornal mas em actos concretos, esperamos uma tomada de posição por parte do PSD e da Candidatura liderada por António Almeida Henriques sobre esta matéria.

Sem comentários:

Enviar um comentário