terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cuidar Viseu

No actual clima económico Viseu não se pode dar ao luxo de ter uma gestão ineficiente e similar aos últimos 24 anos, nos quais a cidade foi governada numa lógica de gestão corrente; é chegado o momento de mudar o paradigma e por isso a nossa candidatura faz uma aposta clara na inclusão do melhor que a nossa sociedade civil tem para oferecer. Acreditamos que só o rigor e o escrúpulo na gestão dos dinheiros dos contribuintes são aceitáveis em Democracia, temos capacidade para gerir de forma responsável e transparente os orçamentos municipais e não podemos baixar os braços perante o desperdício.
Para tal propomos em nome da transparência, eficácia e eficiência dos serviços do Estado disponibilizados aos Viseenses através das Juntas de Freguesia e Autarquia, um plano simples mas arrojado de simplificação radical dos procedimentos e das decisões, de diminuição significativa dos custos para os contribuintes resultantes da actividade municipal e da implementação de mecanismos que permitam o acompanhamento público permanente de todas as fases desses procedimentos e decisões.
A prosperidade depende da vontade de todos e com este programa queremos chamar todos a participar com a sua cidadania activa e interventiva. Os órgãos autárquicos devem interpretar essa vontade, ajudando a remover obstáculos e constituindo-se como parceiro na procura de soluções simples, baratas e duradouras reduzindo o peso do Estado no bolso dos contribuintes viseenses e dessa forma também no todo nacional. Viseu merece o nosso esforço conjunto!

Um exemplo deste nosso Compromisso é a aplicação informática que aqui apresentamos. Trata-se de uma ferramenta pensada e desenvolvida gratuitamente por um grupo de cidadãos que connosco tem discutido a cidade e nesse particular gostava de realçar o trabalho dos jovens que lhe deram corpo. Esta aplicação permite aos Viseenses reportar problemas locais que acontecem na sua rua, na sua cidade ou no seu concelho. Os itens submetidos são geograficamente referenciados e os utilizadores podem ainda para uma melhor percepção do problema detectado adicionar fotos e comentários.
Da tampa de saneamento partida, ao tubo da rede de água a verter na via pública, da identificação de uma grave situação ambiental à positiva sugestão de melhoria da cidade, tudo pode ser acrescentado, denunciado e alertado neste sistema que por sua vez através de um “sistema de seguimento” permite acompanhar a situação em resolução do problema. A Junta, primeira entidade a ser notificada, analisa da dimensão do mesmo, verifica da sua capacidade de resolução e se estiver dentro das suas atribuições e meios de execução resolve no mais curto espaço de tempo possível o problema e dá o mesmo como fechado ficando assim a informação disponível ao utilizador. Se por outro lado tal ultrapasse a sua esfera de actuação passa o problema para o pelouro correspondente na Autarquia para que o mesmo possa ser solucionado.
Esta aplicação é assim ao mesmo tempo medida de duas realidades, por um lado, da cidadania activa dos Viseenses e por outro dado que regista e disponibiliza o tempo gasto na resolução do problema informando os cidadãos sobre o progresso dos problemas reportados, é medida da gestão autárquica.
É esta ferramenta que a partir de hoje ficará disponível através do endereço (site.cuidarviseu.com).
Fica o desafio aos Visenses para que se constituam como Provedores da Cidade, da Freguesia ou da sua rua, que alimentem a plataforma com as sugestões e problemas que entendam ser de anotar para que a partir de hoje ela possa ser uma útil ferramenta da gestão autárquica.
Esta não é uma ferramenta do CDS, não tem logotipos políticos associados, é de Viseu e para Viseu de modo que fica a finalizar o desafio ainda às demais candidaturas para que ajudem a melhorar e a desenvolver esta ideia, se comungam desta ideia de gestão transparente e democrática que assumimos como Compromisso.

Sem comentários:

Enviar um comentário