terça-feira, 30 de julho de 2013

Comunicado



Na última semana, fomos surpreendidos pela queixa levada a cabo pela candidatura do PSD, liderada por Almeida Henriques, relativa à participação de Hélder Amaral num programa de debate realizado pela RTP Informação. Ficamos surpreendidos, não pela falta de tacto político mais uma vez revelado pela campanha adversária, mas na medida em que de novo o PSD volta a cair na tentação de controlar a produção de conteúdos de um canal público de televisão, tentação recorrente no PSD. Da leitura atenta da acusação, é nosso entendimento que esta varia entre o puro delírio anti-democrático e a má-fé como modo de sobrevivência política.
Em primeiro lugar, a participação de Hélder Amaral, que se verifica desde o início desta legislatura, é na qualidade de dirigente do CDS e de deputado da Nação, sendo que os temas debatidos em nada interferem com as próximas eleições autárquicas ou de uma forma directa com a vida política Viseense. Não há aqui qualquer contexto eleitoral, como tal cai por terra a teoria baseada nos “princípios constitucionais (…) de garantir a igualdade e a não discriminação entre todas as candidaturas concorrentes aos atos eleitorais autárquicos”.
Em segundo lugar, cabe-nos esclarecer que a participação de Hélder Amaral no referido programa não é semanal, não existindo qualquer periodicidade fixa, podendo a mesma ser quinzenal ou mesmo mensal.
Por último, não nos poderá ser imputada qualquer tipo de responsabilidades pelo facto do PSD Viseu não possuir, nas suas fileiras, nenhum deputado com notoriedade suficiente, ou reconhecida capacidade de argumentação, que o levem a ser convidado para esse tipo de debates, facto que obviamente, tal como todos os viseenses, lamentamos. 
Ao contrário do PSD Local não estamos habituados a usar meios do Estado em favor da nossa candidatura ou misturamos domínio público com domínio partidário. Neste momento, importante seria esclarecer se devemos ter igual entendimento das presenças de Almeida Henriques nas recentes actividades da Autarquia, das quais esteve ausente nos últimos anos e agora parece se querer colar de modo parasitário ao trabalho desenvolvido pela equipa do Dr. Ruas. Dr. Ruas a quem sempre nos opusemos, mas que sempre respondeu de forma dura mas com conteúdo ao contrário desta candidatura vazia de propostas e de pensamento político. Não somos responsáveis pela campanha de Almeida Henriques e sabemos distingui-la do PSD e dos seus militantes, que nos têm demonstrado o seu apoio. Ultrapassados estes fait divers esperamos poder discutir Viseu, tanto com a candidatura apoiada pelo PSD Viseu, bem como com as restantes candidaturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário