terça-feira, 11 de junho de 2013

Feira do Livro 2013



O candidato do CDS-PP, Hélder Amaral, acompanhado pelo candidato à presidência da Assembleia Municipal, Fernando Figueiredo, visitou no Domingo passado a Feira do Livro de Viseu, no Parque Aquilino Ribeiro.
A candidatura do CDS-PP assumiu um compromisso com a Cultura, uma das áreas mais desprezadas nos últimos anos, nesse contexto centra uma parte importante do seu discurso num diagnóstico sobre a situação da Cultura e das Artes no Concelho pelo que considera importante ouvir as sugestões e os descontentamentos dos principais actores em eventos como aquele.
Da troca de ideias com diversos intervenientes ficou clara a falta de vigor, a descoordenação com outros eventos culturais, a fraca divulgação do evento e, em resultado disso, a reduzida adesão e pequena dimensão do acontecimento. Trata-se de uma situação lamentável, que reflecte a falta de envolvimento da autarquia com os eventos de índole cultural que a cidade acolhe, cuja organização e divulgação não condizem com a categoria de capital regional que a cidade assume ou deveria assumir.
De modo a reverter a actual situação, a candidatura de Hélder Amaral, propõe:
- A mudança da Feira do Livro para outro espaço, como por exemplo, o Mercado 2 de Maio, de modo a ganhar dimensão física, uma nova centralidade na vida urbana e mais visitantes.
- Alteração da data do evento; a Feira do Livro de Viseu não deve coincidir com a de Lisboa pois só assim poderá reforçar a presença de editores, autores e diversos agentes do meio literário.
- A Feira do Livro de Viseu deverá ter um espaço próprio para debates, partilhas de experiências em torno do livro e apresentação de obras e autores. 
O candidato do CDS-PP entende que através da cultura será possível abrir a cidade ao mundo; atrair novos visitantes e acima de tudo fixar população jovem, urbana e culta.

Sem comentários:

Enviar um comentário